top of page
Método A.R.B.O. _ marca registada.jpg

Método A.R.B.O.®
Aprender. Rir. Brincar. Orgulhar-se.
 

Saltarico aprende a ler e a escrever

Pretende-se que:

      cada criança aprenda a ler e a escrever e, paralelamente, aprenda sobre as emoções;

       a alegria e o sentido de humor promovam aprendizagens significativas;

       o corpo e os seus sentidos sejam, também, promotores da aquisição de vários conhecimentos;

       cada criança se sinta capaz e orgulhosa das suas conquistas. 

 

 

O avô Manuel aprende a ler no papel

 

Pretende-se que:

 

   cada adulto aprenda a ler e a escrever com base na consciência fonológica;

 

   a alegria e o sentido de humor promovam aprendizagens significativas;

 

   o corpo e os seus sentidos sejam, também, promotores da aquisição de vários conhecimentos, nomeadamente no que diz respeito aos sons e gestos de cada letra;

 

   cada adulto se sinta capaz e orgulhoso das suas conquistas.


 

O avô Manuel tinha um vazio por preencher dentro de si, pois não sabia ler e escrever. E, como nunca é tarde, no dia em que os netos descobriram essa difícil verdade, uma nova e inesperada fase da sua vida se iniciou e, num processo dirigido pela já reformada professora Sofia, houve muito respeito pelo ritmo do aluno, que como trabalhou com muita entrega e dedicação, conseguiu realizar esse sonho de “menino-homem”.

Testemunhos

"Após o workshop, iniciei este ano com grande expectativa, não só por voltar a lecionar alunos do 1.º ano, como por poder aplicar um método novo. Com este método os alunos evidenciam mais motivação e interesse por aprenderem uma nova letra/palavra e sinto leveza no decorrer das atividades. O domínio da técnica da leitura parece ser mais rápido e tem evitado a troca de fonemas, acelerando todo o processo.
Sinto-me muito feliz e satisfeita, recomendo. Obrigada, Isabel."

Simone Henriques,
Professora do 1.º Ciclo

"Sou mãe de uma menina que aprendeu a ler com este método, foi aluna do 1.º ano da professora Isabel. Posso afirmar que antes do primeiro período acabar já sabia ler (dentro do que já tinha aprendido até ali). Terminou o ano em confinamento e pude acompanhar a aprendizagem mais de perto (junto com a professora), foi incrível como ela assimilava a leitura a cada nova letra que aprendia. Este método era intuitivo para ela. Foi muito fácil mesmo à distância aprender a ler. Hoje em dia está no 4.º ano, lê muito bem e não dá erros. Parabéns! Método excelente!"

Cláudia Bettencourt, Encarregada de Educação

Susana Machado,
Encarregada de Educação

"Acompanhei de perto o método utilizado pela Professora Isabel porque foi ela que ensinou a magia da leitura e da escrita à minha filha Constança. A aprendizagem através da história do Saltarico permitiu manter os meninos da turma entusiasmados e envolvidos porque cada nova palavra era introduzida através de um novo capítulo. Havia sempre um certo suspense e diversão nas dinâmicas em sala de aula. No momento em que aconteceu o click, e se deu a magia da leitura, até me emocionei ao ouvir a minha filha ler tão bem. Adorava ler e lia tudo o que a rodeava. Mas, acima de tudo, estava muito feliz na Escola."

Aplicar o método na sala de aula

A aplicação do método é feita através da história “Saltarico aprende a ler e a escrever”, da autoria de Isabel Sofia de Freitas Madureira, que inclui as personagens Saltarico (o divertido gafanhoto que sonha aprender a ler e a escrever), Du (a bruxinha das estrelas) e Li (a fada das árvores)

A história acompanha as crianças na “aventura do saber”, durante todo o ano letivo, pois cada capítulo corresponde à introdução de um novo conteúdo/aprendizagem.

O método de leitura e escrita enquadra-se nos modelos interativos (na perspetiva da combinação dos modelos bottom-up e top-down), pois integra estratégias dos métodos fónicos e dos métodos globais. Tem por base a consciência fonológica e cada fonema tem a sua mnemónica e o seu gesto.

Pode contar com...

Crianças na sala de aula

Um método a que as crianças atribuem mais significado

As crianças identificam-se com Saltarico, o divertido gafanhoto, que também embarca na mesma aventura do saber. São as vivências do mesmo que irão desencadear cada nova aprendizagem. 

A curiosidade é uma das chaves mágicas que abre as portas do conhecimento.

Os gestos e mnemónicas de cada letra contribuem para uma memorização mais rápida. 

Image by Sincerely Media

Um método que afasta o <p> do <t>

 

É frequente ouvirmos que as crianças, quando estão a aprender a ler e a escrever, trocam o <p> pelo <t>. Neste método os sons semelhantes são afastados para que deixem de se verificar essas e outras confusões, que originam, muitas vezes, dificuldades de aprendizagem.  

novo logotipo ANIP.png

Um Workshop -
Ação de Curta Duração acreditada

O Workshop tem a duração de três horas e corresponde a uma Ação de Curta Duração acreditada. Para além das instalações da ANIP, pode ser realizado em escolas, colégios, centros sociais, centros de estudo, bibliotecas municipais.

A ANIP é a Entidade Formadora e Promotora dos workshops:

https://www.anip.pt

_MG_9560.JPG

Uma história "companheira" e os materiais necessários 

Saltarico, Du e Li acompanham as crianças durante todo o ano letivo, pois cada capítulo da história introduz uma nova aprendizagem. Ninguém está sozinho, os desafios podem surgir, mas não é permitido desistir. A magia e a boa disposição estão garantidas. 

livroavo.jpg

Um projeto completo para a alfabetização de adultos

O projeto para adultos inclui o livro “O avô Manuel aprende a ler no papel” e um dossier de fichas para a aplicação do método em contexto de sala de aula.

Mais-valias do método:

           é adaptável aos manuais utilizados nas escolas;

           promove uma leitura mais rápida e menos hesitante;

           a ordem das consoantes "afasta" os sons semelhantes;

           a principal base é a consciência fonológica;

           cada letra tem o seu gesto e mnemónica; 

           os ditongos são ensinados a partir de um jogo/brincadeira;

           cada palavra fica como referência facilitadora;

            promove viagens divertidas ao mundo da imaginação e          permite o brincar, essencial na transição da Educação                    Pré-escolar para o 1.º Ciclo.

Saltarico aprende a ler e a escrever

Saltarico, um alegre e divertido gafanhoto, sonhava aprender a ler e a escrever mas só as estrelas sabiam do seu segredo, até que Li (a fada das árvores) e Du (a bruxinha das estrelas) surgiram na sua vida, dando início a uma aventura mágica, repleta de descobertas, rimas, desafios, conquistas, muitos sorrisos e gargalhadas. 

Estes três companheiros acompanham as crianças durante todo o ano letivo e são eles que lançam os pós mágicos da curiosidade e das aprendizagens, nunca esquecendo os afetos e a força de acreditar, celebrar e não desistir. 

_MG_9560.JPG

Autora: 

Isabel Sofia de Freitas Madureira

Lice
nciada em Ensino Básico - 1.º Ciclo.
Pós-graduada em Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar.

Deu aulas, durante dezasseis anos,
 em várias escolas do 1.º Ciclo e foi coautora de livros escolares.

Participa em projetos infantojuvenis como revisora pedagógica.
 

O avô Manuel aprender a ler no papel

“O avô Manuel aprende a ler no papel” narra uma história na qual muitos portugueses e portuguesas se reveem, pois a Educação, no nosso país, por imensas e diversas circunstâncias (tendo sido a principal, os anos de ditadura) não foi de igual acesso para todos e todas, contudo sendo uma absoluta verdade a de que aprendemos até morrer, então estamos sempre a tempo de muitos sonhos fazer acontecer.

Nesta história, a reformada professora Sofia desafia o simpático Sr. Manuel a ser seu aluno e, partindo das suas vivências diárias, chegarão sempre às palavras certas e, as mesmas, serão o mote para cada nova aprendizagem, numa constante e recíproca partilha do dar e receber.

livro avo.jpg

Histórias:

Trata-se de uma edição de autora. 
 

Trata-se de uma edição de autora. 
 

bottom of page